Casa > Notícia > Conteúdo
Como aplicar o pó facial
- Aug 22, 2018 -

Sobre o pó facial

De acordo com o mito, o pó facial bloqueia os poros, acentua linhas e rugas e embota a pele para fazer o rosto parecer plano.

Mas nada disso tem que ser verdade; tudo depende de qual produto você usa e como você o aplica.

O que esperar do pó facial

Pós de rosto de hoje são transparentes e translúcidos. Além de matificar e definir a base, eles também deixam um acabamento acetinado graças a ingredientes como o ácido hialurônico, que ajuda a manter a pele hidratada.

Para obter bons resultados, seu pó deve corresponder exatamente à sua pele, assim como sua base e corretivo. Isso obviamente não é aplicável se estiver usando um produto perfeitamente translúcido ou incolor. No entanto, estes devem ser bem misturados para serem invisíveis, especialmente se você for fotografado com um flash. Você pode ter ouvido falar de "flashback", que é quando o pó facial aparece em fotos como manchas brancas e calcárias.

Se a sua pele estiver seca, oleosa ou propensa a acne, escolha um pó formulado especificamente para o seu tipo de pele. Isto não só beneficiará a sua pele, como também deixará a melhor textura possível.

Pressionado ou Solto?

Tanto o pó prensado quanto o solto cumprem as mesmas funções: para definir e matificar a base, ou para obter brilho indesejado de uma pele oleosa e uniformizar o tom da pele.

Mas o pó prensado (também conhecido como pó compacto) é mais portátil. Um estojo compacto sempre tem um espelho, nada pode derramar se abrir acidentalmente em sua bolsa e ocupar pouco espaço. Por outro lado, é mais inclinado a se acomodar em linhas e rugas.

Para peles maduras, use pó solto ou um produto prensado de textura muito leve aplicado com uma escova. E lembre-se, menos é sempre mais: a razão pela qual muitas mulheres reclamam que o pó faz com que o rosto pareça chato é porque elas se aplicam demais.

Como aplicar

Como se aplicar com um pincel

Você pode usar uma escova grande para produtos prensados ou soltos.

Se você estiver usando pó solto, deposite a quantidade necessária em um tecido cosmético em vez de trabalhar diretamente em seu recipiente. Dessa forma, o produto adere ao pincel de maneira mais uniforme para uma aplicação mais suave e não forma aglomerados.

O segredo de aplicar o pó corretamente é não escová-lo, mas pressioná-lo suavemente, trabalhando da testa ao queixo. Se você trabalhar do outro jeito - queixo à testa - os minúsculos pêlos que cobrem o rosto ficarão em pé e farão com que sua pele pareça opaca e calcária.

You can use a brush for either pressed or loose powder.


Como se aplicar com um sopro de pó

Uma esponja de pó fofa é fornecida com a maioria dos pós soltos. É mais difícil de usar do que um pincel, mas os resultados são igualmente bons quando você aperfeiçoa sua técnica.

Você pode pegar em um tecido cosmético, como no método de pincel, ou trabalhar direto do recipiente, mas apenas ele tem um divisor perfurado (veja a foto abaixo). Em caso afirmativo, vire o recipiente de cabeça para baixo uma vez mantendo a tampa e, em seguida, volte a ligá-lo. Quando você remove a tampa, o pó deve ter coletado no divisor de onde você pode pegar.

Para aplicar, enrole o pó em torno do meio e dos dedos em anel. Pressione o sopro de pó no produto, depois nas costas da sua mão. Isso garante que você não aplique muito densamente. Agora enrole o pó sobre o rosto, trabalhando da testa até o queixo.

Você pode remover o excesso de pó com um pincel ou passá-lo para a base com uma esponja umedecida para obter um acabamento úmido.

Se usar o tipo de aplicador de esponja que vem com pó prensado em um estojo compacto, use-o somente para retoques. Em vez de passá-lo ou limpá-lo sobre o rosto, pressione-o suavemente em áreas que tenham acumulado brilho. Você pode querer substituí-lo por um puff felpudo, que também pode ser usado para pó prensado.

Como se aplicar com uma almofada de algodão

Uma almofada de algodão sem fiapos é o melhor aplicador para pele oleosa ou com tendência a acne, bem como para quem sofre de poros dilatados. Porque é descartável, é mais higiênico do que uma escova ou pó de arroz, e na verdade deixa um acabamento melhor na pele problemática.

Para melhores resultados, use um produto formulado para o seu tipo de pele.

Para aplicar, basta bater levemente o pó em sua pele da testa ao queixo até que fique invisível. Pegue um novo bloco assim que as fibras começarem a se soltar - isso acontecerá várias vezes durante um único aplicativo.

Se usar pó solto, retire-o de um tecido cosmético em vez do recipiente por razões de higiene e para evitar a formação de grumos.

Se estiver usando um produto prensado, é provável que ele desenvolva uma superfície dura ao longo do tempo, tornando impossível a coleta. Isso é conhecido como "panela dura" e é causado por um filme oleoso depositado por aplicadores que coletaram sebo e outras substâncias gordurosas da pele (por exemplo, de hidratante e base). Para remover a "panela dura", pressione firmemente um pedaço de embalagem ou fita adesiva sobre o pó e, em seguida, retire-o com cuidado. Isso deve levantar o filme, tornando o produto utilizável novamente.

A loose powder container with a perforated divider.


Como se aplicar com uma esponja cosmética hidratada

Se você deseja obter uma aparência incrivelmente refinada semelhante à de uma garota de capa de revista brilhante, você precisa aplicar um pó solto com uma esponja úmida.

Isso permite que o pó permaneça ligado sem retoques por até doze horas, o que é ideal para casamentos e outros eventos durante o dia todo. Normalmente, os maquiadores usam esse método para fotos em close-up, onde o modelo precisa de uma aparência impecável sem parecer que ela está carregada de base.

Trabalhe a partir de um tecido cosmético em vez do recipiente, caso contrário o pó formará grumos.

Umedeça a esponja com água termal e envolva-a em volta do meio e dos dedos em anel. Pressione-o no pó e, em seguida, enrole-o rapidamente no rosto, trabalhando da testa ao queixo. Deve deixar uma bagunça manchada. Agora, sem recarregar a esponja, volte sobre o seu rosto, pressionando o produto em sua pele até que fique invisível.