Casa > Notícia > Conteúdo
As mulheres têm que usar cosméticos para serem socialmente aceitáveis no local de trabalho?
- Aug 20, 2018 -

Maquiagem, Sim ou Não?

Uma mulher que sai sem cosméticos no rosto é vista como "deixar-se levar" ou "não cuidar da aparência" por muitos de nossa cultura. Se ela for a uma entrevista de emprego com um rosto sem maquiagem, ela pode ser vista como desleixada ou pouco profissional, mesmo quando se trata de trabalhos que não envolvem lidar ou divertir o público. Algumas mulheres na América podem ser legalmente demitidas por não usar as coisas para trabalhar!

Embora muitos defensores da maquiagem obriguem a usá-la, eles se sentem bem consigo mesmos, acho que não se sentiriam mal quando o rosto deles estivesse completamente limpo se a nossa cultura não os pressionasse a usá-la em primeiro lugar. É apenas uma espécie de ritual de pintura de rosto peculiar à nossa cultura, em suas raízes pretende-se melhorar o apelo sexual.

Eu também acho que são principalmente as mulheres que pressionam as mulheres para usá-las, em vez de os homens preferirem usar cosméticos.

O que você acha?

Minha experiência pessoal com essa ideia maluca

Por que eu deveria usar maquiagem se eu não quiser?

Em um local de trabalho aqui em West Michigan fui abordado por meu empregador e levado de lado. Ela me disse que eu precisava cuidar da minha aparência para se encaixar na imagem da loja.

Eu não tinha ideia do que ela queria dizer. Eu tomava banho diariamente, passava minhas roupas, escovava e usava fio dental, e mantinha meu cabelo bem arrumado e arrumado. Eu disse tanto para ela. Ela parecia com raiva que ela tinha que explicar, mas ela me disse que ela queria dizer maquiagem. Ela insistiu em pelo menos delineador e batom quando me revoltei com a idéia de fundação. De jeito nenhum eu ia usar base! E na época, eu tinha a pele mais linda. Ainda é muito bom, mas naquela época era (além de duas pequenas cicatrizes, uma no meu olho e uma na minha sobrancelha) impecável. Eu não posso imaginar por que ela sugeriu isso! Por que eu deveria usar maquiagem se eu nem sinto que preciso disso e não gosto do que faz com a minha pele? Mas o fato é que meu chefe me disse que colocar uma pintura facial era necessário para parecer profissional.

Isso ocorreu nos anos noventa, mas aparentemente esse tipo de pressão e discriminação ainda existe no século XXI.

Eu nunca tive ninguém me dizendo que eu tinha que fazer maquiagem para manter um emprego, mas eu tive algumas dicas muito pesadas entregues em meu caminho em dois outros locais de trabalho desde então. Não muito tempo atrás, eu li uma notícia em que uma mulher levou seu empregador ao tribunal por ser obrigado a usar maquiagem no trabalho e seu empregador ganhou o processo. Então eu decidi escrever uma página sobre esse lado desagradável de algo que deveria ser apenas uma escolha pessoal e não um mandato.